7 de dezembro de 2010

Rubik's Cube - Cubo Mágico

Para começar o Blog Vamos Começar com Cubo Magico:

Resumo:

O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974.Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik". Neste mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano"
O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações
.

História 

O primeiro protótipo do cubo foi fabricado em 1974 pelo professor do Departamento de Desenho de Interiores na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados em BudapesteHungria). Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita em si mesmo, no que se refere à geometria. A sua principal função foi para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que, quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.

Curiosidades

  • O cubo de Rubik possui 43.000.000.000.000.000.000 (43 quintilhões) combinações possíveis diferentes;
  • Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação;
  • Ernő Rubik, inventor deste quebra-cabeça, demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez.

Algoritmo de Deus

Um algoritmo que conseguisse resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis é designado por "Algoritmo de Deus". Seria necessário sabedoria de um ser superior (daí Deus no título) para conseguir o tal "Algoritmo de Deus". Não passa, portanto, de um mito e há grandes dúvidas de tal coisa ser possível. Em 2005, era 28. E agora, usando um programa que pode resolver o Cubo em 20 movimentos – graças a uma monstruosa máquina doada pelo Google, que fez em pouco tempo o serviço estimado para ser feito em 35 anos – foi comprovado que o número exato é 20.

Atualmente

Trinta Anos Apos a invenção do Cubo Mágico (Rubik's Cube). Ele ainda permanece em alta. Um brinquedo que todas as pessoas ja tiveram na infancia e que desistiram ou acabaram quebrando-no.
É considerado por muitos Esporte, e possui campeonatos para ver quem faz em menos tempo.Tendo Como Atual Recordista do 3x3x3 o Australiano Feliks Zemdegs, que montou em 6.77segundos.
Brasileiros Com grande Importancia na divulgaçao do cubo sao:
Rena Cerpe: http://www.cubovelocidade.com.br/
Rafael Cinoto: http://www.cinoto.com.br/website/

Entre outros que não lembro agora e que tem Grande Importancia.

Em breve Postarei Mais..Mostrarei Metodos de Soluçoes entre outras Coisas!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário